Alguém tem uma boa experiência com a redução de NaBH4\Cucl2?

Bennychairman

Don't buy from me
New Member
Joined
Jul 7, 2022
Messages
25
Reaction score
17
Points
3
Gostaria de saber se algum de vós tem experiência com o melhor método, taxas e temperaturas para a redução, estou a falar especificamente de 2,5 dimetoxi-NS para 2ch
Digamos que o meu amigo tentou algo deste género.

Um balão de fundo redondo de 2 gargalos contendo uma mistura 1:1 de IPA:água em peso (250g/10g NS) foi equipado com um condensador e foram adicionados 7,25 equivalentes molares de NaBH4, de uma só vez, sob forte agitação e deixados até que o borbulhamento parasse e tudo fosse dissolvido. Em seguida, adicionou-se de uma só vez ao balão a totalidade do NS (9,3 g).
*A adição do Nabh4 provocaria uma congelação -16 seria seguro que algum nabh4 se decompusesse?

A mistura foi refluxada durante 15 minutos antes de 1,2 g de CuCl2 di-hidratado dissolvido numa quantidade mínima de água ter sido adicionado de uma só vez à reação em refluxo. Isto foi um erro, e a mistura quase ferveu para fora do gargalo aberto do balão. Da próxima vez, adicioná-la-ei em duas partes. A reação foi então refluxada durante mais uma hora. Notou-se um cheiro muito fraco a metilamina, o que significa que o meu nitroestireno não estava suficientemente limpo e ainda continha quantidades de nitrometano que estavam a ser reduzidas a metilamina. No entanto, isto deixou-me satisfeito, porque era uma prova de que os grupos nitro estavam a ser reduzidos.

Após o refluxo, deixou-se arrefecer a reação até à temperatura ambiente e adicionou-se ácido acético concentrado para neutralizar o NaBH4 remanescente até deixar de haver bolhas após a adição de ácido acético. Foram necessários cerca de 20 ml de ácido acético.


Trabalho:

A solução foi filtrada a vácuo e destilada até se obter um destilado a 100C, o que significa que quase todo o IPA foi fervido. Este foi armazenado num recipiente e será reciclado para outras reacções.

Depois de arrefecer a solução, observou-se na mistura de reação um óleo escuro que presumo ser a base livre 2C-H em bruto. Adicionou-se HCl conc. HCl foi adicionado sob agitação até a água ficar fortemente ácida. Foi necessário mais HCl do que o esperado. Em seguida, a água foi lavada com 6x25mL de DCM, tornada básica com uma solução de KOH a 20%, extraída com 6x25mL de DCM, os extractos foram reunidos, lavados com água destilada e foram adicionados 5g de HCl concentrado, seguido de extração com 3x40mL de água. A água foi fervida por destilação azeotrópica com tolueno até se verificar uma precipitação súbita de cristais brancos de 2C-H HCl.

Rendimento final: 6,8g de 2C-H HCl a partir de 9,3g de 2,5-dimetoxi-beta-nitrostyrene. 65%



é possível fazer alguma coisa para melhorar o rendimento ou poupar alguns materiais?
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
535
Reaction score
287
Points
63
Penso que o rendimento é suficientemente satisfatório, tal como referido acima. Entre os pequenos ajustes: talvez um pouco menos de água seja uma boa ideia, adicionar o nitrostyrene dissolvido em isopropanol é certamente uma boa ideia, e a solução de Cu lançada em pequenas gotas rápidas com controlo de temperatura parece novamente desejável. O trabalho é bastante exagerado e a eluição da base livre através de uma coluna curta de sílica pode ter removido as impurezas coloridas mais rapidamente (o TLC é relevante). Mas, mais uma vez, posso estar errado e o isolamento da solução aquosa é a melhor forma de obter este cloridrato.
 
Top