Question Teoria | Nitrometano para Nitroetano usando dióxido de manganês

blacky2340

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 28, 2023
Messages
37
Reaction score
27
Points
18
A reação envolve a oxidação do nitrometano (CH3NO2) em nitroetano (CH3CH2NO2) usando dióxido de manganês (MnO2) como catalisador.

Essa reação é conhecida como reação de Leuckart-Wallach.


CH3NO2 + MnO2 → CH3CH2NO2 + MnO


Rendimento teórico ~40%?

Nessa reação, o nitrometano (CH3NO2) é convertido em nitroetano (CH3CH2NO2) pela remoção de um átomo de oxigênio e adição de dois átomos de hidrogênio. O dióxido de manganês (MnO2) atua como um catalisador, o que significa que ele acelera a reação sem ser consumido.

O mecanismo da reação envolve várias etapas, incluindo a redução do nitrometano e o rearranjo subsequente dos intermediários:

  1. Redução do nitrometano: na presença do catalisador de dióxido de manganês, o nitrometano é reduzido a um intermediário chamado nitroalceno (CH3CH=NOH). Esse processo de redução envolve a transferência de átomos de hidrogênio do catalisador para a molécula de nitrometano.
  2. Rearranjo: O intermediário nitroalceno passa por um rearranjo na presença do catalisador, resultando na formação de nitroetano. Essa etapa de rearranjo envolve a migração de um átomo de hidrogênio e um grupo metil dentro da molécula.

O catalisador de dióxido de manganês facilita essas etapas fornecendo uma superfície para que a reação ocorra e diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação prossiga. Ele atua como uma fonte de átomos de oxigênio e hidrogênio, permitindo os processos de redução e rearranjo.

Tudo é teórico com a ajuda da IA. Isso funcionaria?
 

blacky2340

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 28, 2023
Messages
37
Reaction score
27
Points
18
Desculpe-me por ter esquecido o átomo de carbono, desconsidere isso
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
156
Points
43
Em um aspecto mais prático, você poderia usar o nitrometano na reação de Henry e depois desidratar o nitroálcool de alguma forma
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
276
Points
63
Você ainda sente falta de um carbono.
 
Top